Jogos Temáticos

Além das atividades relacionadas diretamente com a Astronomia, a AsterDomus também desenvolve trabalhos junto a escolas e empresas de treinamento empresarial, desenvolvendo jogos e atividades de entretenimento cultural e educativo.
Essas atividades podem ou não ser encadeadas com temas astronômicos.

Os jogos temáticos e culturais são atividades recreacionais sinestésicas (com “s”) concebidas para públicos de quaisquer idades, mas que podem atender também a públicos estratificados.

A AsterDomus dispõe de vários jogos, dentre os quais selecionamos os 6 abaixo como exemplos.

Cada sessão de cada jogo dura cerca de 50 minutos e pode ser realizados para grupos de 20 à 400 participantes (com adaptações).

  • 1 – Conquista: jogo de ação para ser realizado em espaço amplo, como quadras ou pátios. Explora principalmente as habilidades lógico-matemática, espacial, cinestésica e interpessoal. Os participantes são dispostos em 4 equipes que têm diante de si o desafio de construir pontes até um objetivo a ser conquistado. As pontes são formadas quando peças de um quebra-cabeças são encaixadas, formando a passagem por onde um dos participantes tem que correr para fincar sua bandeira no objetivo a ser conquistado. A disposição das equipes pode ser “cruz” ou em “leque”, dependendo do espaço disponível. Idealmente, para até cerca de 120 pessoas, pode ser realizado numa quadra esportiva. Com pequenos custos adicionais para alteração da cenografia, pode ter a temática adaptada para objetivos diversos: conquista da árvore, conquista da mata, conquista da montanha, conquista do rio, conquista da água, conquista da ilha, conquista do castelo, conquista do espaço, etc. Os cenários para a execução podem ser temáticos, com poço cenográfico, foguete espacial, ilha, castelo, etc. Este jogo exige dos participantes inteligência espacial, ação colaborativa e competitiva, e habilidades psicomotoras.

  • 2 – Imagem Oculta: jogo multimedia temático de percepção e correlação visual. Explora principalmente a habilidade espacial e interpessoal. Os participantes são acomodados num “auditório” improvisado, com cerca de 16 cadeiras (no mínimo) para acomodá-los (pode ser em auditório, em área de circulação ou convivência). Em vez de cadeiras, podem ser utilizadas “praticáveis” dispostos em desnível. Os que não puderem ficar sentados, aguardarão em área reservada, pela ordem de chegada. Quatro participantes irão ao “palco” de cada vez, dispondo cada qual de uma botoeira que pode ser acionada a qualquer tempo. Para grupos fechados, pode ser realizado numa quadra, sem necessidade de “palco”, cadeiras, iluminação especial, etc. Nesse caso, os participantes são acomodados sentados no piso, divididos em 4 grupos monitorados, com uma ou mais botoeiras posicionadas entre os participantes de cada grupo.
    Uma imagem vai surgindo parcialmente, pedacinho a pedacinho, numa tela de projeção. Essa imagem terá sido, previamente, dividida em 100 partes. Qualquer participante que identificar a imagem pode acionar a botoeira, travando as demais dos outros 3 participantes (e acionando luzes coloridas e sons). Então, terá o direito de dar a resposta à questão: qual a imagem que está parcialmente oculta no telão? Se acertar, ganhará os pontos correspondentes e a rodada terminará; mas, se errar, será eliminado da rodada, que continuará com os demais.
    Durante o surgimento paulatino da imagem, o “animador” poderá ir dando dicas relacionadas com a imagem, aproveitando a atenção dos presentes para passar informações interessantes e pitorescas.
    A pontuação em jogo a cada rodada começa do 100 e vai diminuindo conforme cada um dos 100 pedacinhos da imagem aparece na tela. As imagens podem ser de personalidades, objetos, ações, prédios, etc.
    Esse jogo é “eletrizante”, pois além de ter que acionar a botoeira antes dos demais participantes, quanto mais pedaços da imagem aparecem menor a quantidade de pontos válidos na rodada. As imagens podem ser pertinentes apenas a um tema específico, como ecologia, por exemplo. Usa sistema de som, computador, projetores multimedia e telão.

  • 3 – Conexão: jogo multimedia temático de correlações e conhecimentos. Explora principalmente as habilidades lingüística, lógico-matemática, espacial e interpessoal. Neste jogo, também com o uso das botoeiras, uma “dica”, que pode ser uma imagem, um som, uma palavra, ou mesmo um aroma lançado ao ar discretamente ou um “ator” paramentado que passe “correndo” pelo local, tem que ser relacionada (conectada) a uma palavra a ser descoberta pelos participantes. As palavras e as dicas são sempre relacionadas de alguma maneira, nem sempre imediata. Conforme o tempo passa, a palavra vai sendo mostrada e os pontos em jogo diminuem (funciona, mais ou menos como um “jogo da forca” ao contrário). Os participantes ficam em permanente tensão, tendo que decidir entre aguardar mais dicas para ter certeza da resposta ou acionar a botoeira para bloquear as respostas dos demais. Também faz uso de sistema de som, computador, projetor multimedia e telão.

  • 4 – MemóriaPlex: jogo multimedia temático e colaborativo, de memória e atenção. Explora principalmente as habilidades lógico-matemática, espacial e interpessoal. Este é quase um jogo da memória tradicional de 20 peças dispostas em 4 linhas e 5 colunas, porém, por ter 4 camadas sobrepostas, é muito mais complexo. Os participantes têm que ser agrupados em 4 equipes, com ao menos 3 pessoas em cada equipe e têm como melhor estratégia de jogo a colaboração entre eles. Cada uma das 4 equipes tem seu próprio jogo, sobreposto, mas não simultaneamente, ao das demais. Isso causa uma grande confusão, pois no mesmo espaço, mas em momentos diferentes, são mostradas as “peças” de 4 jogos distintos! As imagens são embaralhadas e quando forem identificadas e pareadas, alguma informação relevante relacionada a elas será salientada na tela ou pelo animador. Este jogo também utiliza sistema de som, computador, projetor multimedia e telão.

  • 5 – Tema Teste: jogo multimedia de memória e acuidade musical. Explora principalmente as habilidades musical e interpessoal. Os participantes, divididos em 4 equipes, têm que descobrir o nome do filme do qual uma dada música foi o tema principal. A cada rodada, uma das equipes pode escolher o gênero de filme e a pontuação, de zero a cem, em jogo. Quem souber o nome do filme, deve acionar o botão e responder!
    Este jogo pode, também, ser realizado sem uso das botoeiras, sendo que todas as equipes podem fornecer suas respostas por escrito em fichas padronizadas dentro de um certo tempo (20s a 30s).
    Nessa opção, um relógio (ampulheta) com uma contagem regressiva aparece na tela para tornar a ação mais emocionante.

  • 6 – Euterpe: jogo multimedia de memória e acuidade musical. Explora principalmente as habilidades musical e interpessoal. Os participantes têm que associar uma dica sonora (uma música, o som de um instrumento, um som qualquer) a um filme, um programa da TV, a um compositor, a um cantor, a um grupo musical, a um país, etc, conforme a dinâmica do jogo o exija. Semelhante ao Tema Teste, mas com respostas mais variadas. A cada rodada, uma das equipes pode escolher o tipo de resposta a ser exigida. Quem souber, deve acionar o botão e responder!

Além dessas atividades, dispomos de dezenas de outras cuja implementação requer algum tempo adicional e/ou equipamentos especiais.
A AsterDomus atua, também, na criação e desenvolvimento de atividades e jogos eletrônicos lúdico-pedagógicas para fins educacionais ou de treinamento empresarial.